quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ler para os bebês além de seu um prazer, aumenta o vocabulário e ajuda na alfabetização



Olá mamãe e papais!

Que pai e mãe não batalha para poder dar tudo e mais um pouco aos filhos, não é mesmo? Mas sempre fica aquela pergunta: Será que eu posso fazer mais?


Pode sim. Leia com seu bebê. Leia para seu bebê.



A partir dos 06 meses de idade você pode ler para ele, e em voz alta. A leitura cedo assim, é importante, porque ensina a comunicação básica, introduz números, letras, cores e formas, ajuda a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir.


Mas você deve se perguntar: Quais são os benefícios de ler para o bebê se ele não entende o que você está lendo.


E aí eu te respondo: Você esperaria que seu filho pudesse te entender para começar a falar com ele? Deixaria de cantar pra ele até que pudesse cantar sozinho? E brincar?


É assim. Quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro. Ler é um estímulo incrível! Quando o seu filho fizer um ano, ele já vai ter aprendido todos os sons necessários para aprender a falar. Quanto mais histórias você ler pra ele, quanto mais palavras ele ouvir, melhor vai ser o seu vocabulário e sua fala.



Ler com o bebê vai estimulá-lo a olhar, apontar, tocar, responder perguntas, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas e mais tarde, repetir palavras. Tudo isso faz parte do desenvolvimento social e psicológico da criança que você pode estimular com leituras diárias!


Ma se você parar para pensar, a razão mais importante da leitura é a ligação emocional entre o colo, a voz e o carinho do momento, com os livros.


Essa interação, no futuro, ajudará a criança a ter uma imagem positiva do livro e não associá-lo à obrigação de estudar. Ler para ela será importante e prazeroso.


A Bienal do Livro apresentou nesta última edição, um seminário cujo tema está relacionado ao impacto da leitura sobre o desenvolvimento cognitivo e da linguagem dos bebês.



Um dos dados apresentados relata que, ao entrar na escola, as crianças de três anos que já possuem o hábito de leitura em família apresentam um vocabulário 300% maior que aquelas não possuem esse hábito.


Portanto, aproveite. Se você tem um bebê em casa, comece já!


Ajude no desenvolvimento de seu filho e curta esse momento família!


Até a próxima!


Fonte: IG – São Paulo / guia infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário