quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Meu filho vai dormir fora! E agora?


Dormir fora é desafio não só para as crianças, mas também para as mães.

Muitas escolas possuem em seu calendário anual um dia, na verdade, uma noite, em que as crianças dormem na escola. Cada escola tem um nome e atividades especiais para esse dia e a verdade é que as crianças adoram!

Mas a “noitada” fora de casa tem conseqüências nas famílias, principalmente na 1ª vez!

As crianças ficam ansiosas, os pais mais ainda e muitas vezes a oportunidade de se aprender acaba passando despercebida.

Dormir longe da família é uma oportunidade para a criança colocar em prática seus valores, testar seus recursos diante do novo, e principalmente criar novas opções diante das situações que se apresentam. Tudo isso em um ambiente de independência e autonomia que em casa, eles não têm.

As crianças são muito diferentes umas das outras e reagem de formas distintas a situações idênticas, independentemente do estímulo e do suporte dos pais. Cada criança tem seu “time” para esse momento e é importante que ela se sinta segura e deseje essa experiência.



Ela precisa saber que pode contar com os pais caso algo dê errado, e que pode mudar de idéia durante a noite e voltar para casa.

Mantê-la segura disso é o primeiro passo. As crianças aprendem com o que vêem, muito mais com o que ouvem. Então, se os pais estão, de verdade, seguros e confiantes, é assim que a criança vai se sentir para enfrentar esta nova experiência.

Para os pais, fica a angústia de ver seu “pequeno” não tão pequeno, a ponto de já dormir fora de casa.

Para vocês a dica é: Faça algo que geralmente não faria se estivesse com seu filho. Um cinema, um teatro, um restaurante! Deixe o celular à mão, mas divirta-se também!!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário