terça-feira, 19 de outubro de 2010

Crianças e tarefas domésticas. Será?


Olá papais e mamães.

Hoje nosso assunto é sobre como ensinar as crianças o valor da responsabilidade, usando para tal, as tarefas domésticas.


Já ouvi alguns pais dizerem: “... se meu filho aprender a ter responsabilidades dentro de casa, quando ele sair “pro mundo” ele não vai se assustar e nem ficar perdido!”


Mas será que é isso mesmo? Será que desde cedo as crianças tem que ter responsabilidades em casa?


Da mesma forma, já ouvi alguns pais rebaterem: “.... as crianças quando forem adultas não vão ter como escapar das responsabilidades da vida, então porque não poupá-las na infância?”


E aí? São 2 pontos de vistas a serem considerados, mas afinal, quais os benefícios que a criança tem em se responsabilizar por afazeres domésticos??


As crianças a partir dos 3 anos, já entendem e compreendem regras e ordens e já podem ajudar na arrumação de seus brinquedos, e seu espaço de brincar. A partir dos 5 anos, podem ajudar nas tarefas diárias da casa.













Transformar as tarefas domésticas em diversão é uma tática para que a criança não se entedie realizando sua obrigação e ainda ajuda na aprendizagem, aumento do vocabulário e da vivência da criança com as coisas que a cercam.


Lavar a louça, por exemplo, é uma ótima iniciação em tarefas domésticas. Ela pode começar lavando apenas peças plásticas, nada que quebre ou corte. À medida que vai ficando mais acostumada, outros objetos podem ser colocados.


Fique sempre atento em proporcionar as crianças condições adequadas para que ela realize as tarefas. Um banquinho para alcançar a pia, um avental do tamanho certo e utensílios adequados vão tornar a atividade muito mais lúdica e prazerosa.


Mas lembre-se, todas as atividades realizadas pelas crianças devem ser acompanhadas por um adulto responsável, sempre!


Mas por que fazer isso?


Pra começo de conversa, afazeres domésticos não são exclusividade de um grupo social ou uma classe específica e devem ser feitos por todos. Depois, mesmo que venham a ter funcionários, é importante aprender a fazer para respeitar o serviço feito por outros.


Essa já é uma boa razão, mas os pais podem usar estes momentos para conhecer melhor seus filhos, conversar e entrar no universo deles.


Abaixo tem algumas tarefas para a criançada ajudar em casa e você ficar mais próximo de seu filho:



• Recolher o lixo e colocá-lo lá fora.

• Pôr a mesa e retirá-la depois da refeição,

• Dobrar peças miúdas de roupa, depois de lavadas,

• Guardar as roupas nas gavetas,

• Guardar os CDs e DVDs no lugar,

• Varrer o quintal e a calçada,

• Pegar as correspondências.

• Ajudar a lavar o carro.


Mas não basta só ensinar a fazer, os pais devem estar sempre por perto, orientando, incentivando e principalmente elogiando seus pequenos.


Com atividades simples e organizadas, a criança entenderá que tem sua função dentro da família e que ela contribui para um lar harmonioso e organizado.


Adotando a prática diária de algumas atividades, a criança saberá dividir seu tempo, que também deve ser usado para brincar (muito) e estudar!


Fique alerta, observe, caminhe junto com seu filho!


Ensinar é sua tarefa, acompanhar é seu dever!


Até a próxima!


2 comentários:

  1. Muito interessante esse seu post, meu filho tem 1 ano e 5 meses e quando acaba a hora da brincadeira e o quarto fica cheio de brinquedos espalhados pelo chão eu digo assim: vamos guardar os brinquedos? ajuda a mamãe a guardar! ele pega os brinquedinhos dele e coloca dentro da caixa organizadora, acho isso tão bonito, principalmente para um bebê de apenas 1 ano e 5 meses, já entende onde guardar os seus brinquedos.Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post!! Lembro bem quando pequena arrumava a cama junto com meu irmão mais velho, foi ótimo!!

    Beijos
    Gabi
    estilinhoinfantil.blogspot.com

    ResponderExcluir