quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nada de dietas enquanto amamenta


Olá mamães, papais e titias, vovós.

Hoje o assunto é sério e importante.

Durante a gestação, as futuras mamães já se preocupam com a alimentação com o intuito de oferecer a melhor nutrição para seus bebês. Depois do parto, a preocupação deve ser a mesma principalmente durante a fase da amamentação.

Nessa fase é desaconselhável iniciar qualquer dieta para emagrecer, pois isso pode comprometer a produção de leite e até prejudicar a nutrição do bebê. Nesse período, a mamãe precisa de uma alimentação equilibrada, com cerca de 2.500 calorias por dia.


Muitas mamães se preocupam com os quilos que não são perdidos com o parto, mas a boa notícia é que a amamentação queima calorias o que ajuda no emagrecimento. Os especialistas recomendam uma alimentação saudável, várias vezes ao dia, sempre acompanhado de muito líquido.


O ideal é consumir em média 2 litros de água por dia e manter uma alimentação rica em carnes brancas magras, legumes, verduras, cereais, alimentos ricos em cálcio (vegetais verdes escuros, leite e derivados) e frutas.


Comer peixes, linhaça e outros alimentos fontes de ômega 3, no mínimo duas vezes por semana, garante os níveis do ácido graxo essencial no leite materno.


As mães vegetarianas devem ficar atentas e observar se estão ingerindo vitaminas e minerais suficientes para nutrir o bebê.


Bebidas, álcool e remédios não combinam com amamentação. A mãe que amamenta deve lembrar sempre que essas substâncias, além de causar prejuízos ao próprio organismo, podem afetar o organismo do bebê, por meio do leite materno.


Para finalizar, é importante lembrar que o médico é a pessoa mais recomendada para indicar como proceder durante a amamentação. Esse é um período curto que vale a pena andar na linha em prol do bebê, não é?


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário